Centro de Educação Teológica e Missionária

Projeto Sertão

 

 

Porque JANELA POTIGUAR?

A China está dentro da Janela 10/40, e nem por isso deixa de ser chamada de Segunda maior comunidade evangélica do mundo, depois dos EUA, com 70 milhões de evangélicos. O Brasil fica em segundo lugar. Já no nosso quadro(Janela Potiguar) a análise é pelo percentual de habitantes e condição de sobrevivência. Observando esses detalhes não somos muito diferente de algumas localidades na Janela 10/40. Temos uma comunidade carente de Deus no Rio Grande do Norte. Apenas 5,9% de seus habitantes “reconhecem a Jesus Cristo, o Nazareno, como Salvador”. Saiba porque usamos a adaptação do nome Janela 10/40 para Janela Potiguar:

 

 

  •  Mais de 2,1 milhões de potiguares praticam um “Cristianismo” dotado com “Paganismo”. São adoradores de Galo, Padres, Santos, Pedras e outros seres inanimados. Prática não muito diferente dos hinduístas na Janela 10/40 e 35/45(IBGE).
  • 81.827 norte-rio-grandenses declaram não fazer parte de nenhuma religião. Um número bem próximo da quantidade total dos evangélicos no estado.
  • 46% dos potiguares são “Indigentes”, 1,3 milhão de pessoas vivem em estado de privação alimentar( sem seca!) ou no linear da sobrevivência biológica(IDEC/IPEA). Excluindo Natal, ou seja, considerando-se apenas o interior do estado, esse índice atinge 52%, em média(IDEC/1997).
  •  74,8% dos potiguares residem em domicílios com esgoto inadequado.
  • De cada 1000(Mil) crianças que nascem vivas, 88( oitenta e oito) morrem antes de completar um ano(IDEC-1995).
  • 7,79% dos norte-rio-grandenses vivem em estado de miséria com uma renda mensal inferior a R$ 80,00(Oitenta reais). Se a distribuição de renda do Brasil é uma das piores do Planeta, a do Rio Grande do Norte está entre as piores do território nacional(IDEC/1997).

    Quando em nossas igrejas realizamos culto de missões, só conseguimos lembrar da miséria da África, da idolatria da Índia, do radicalismo do Islamismo e do materialismo dos países ricos. Porem vamos parar um pouco e pensar na nossa casa( Brasil, Rio Grande do Norte). Precisamos trabalhar intensamente nossa região nordeste, como também nosso estado, da mesma forma que enfatizamos a Janela 10/40 e 45/35. Pois só conseguiremos ganhar o mundo quando ganharmos a “Janela Doméstica” para Cristo!
     

    Dos 222 municípios brasileiros menos evangelizados 15% estão na “Janela Potiguar” . Um numero equivalente a 31 municípios com menos de 1% de Cristãos evangélicos( IBGE/CPR-RN). A saber:
    · Água Nova
    · Caiçara do Norte
    · Carnauba dos Dantas
    · Carnaubais
    · Cerro Cora
    · Cruzeta
    · Equador
    · Fernando Pedrosa
    · Francisco Dantas
    · Ipueira
    · Jardim de Piranhas
    · Jardim do Seridó
    · Jucurutu
    · Lagoa de Pedras
    · Lagoa Salgada
    · Major Sales
    · Messias Targino
    · Monte das Gameleiras
    · Parau
    · Parazinho
    · Porto do Mangue
    · Presidente Juscelino
    · Rafael Fernandes
    · Riacho da Cruz
    · Rodolfo Fernandes
    · Ruy Barbosa
    · Santa Maria
    · Santana do Matos
    · Santana do Seridó
    · São Bento do Trairi
    · São José do Serido

    A população cresce, e os evangélicos não! Os evangélicos em outros estados crescem e no RN continua sempre a mesma coisa. O que está acontecendo?
    Dentre muitos aspectos do ponto de vista evangelístico não conseguimos entender porque ainda existe uma certa dificuldade de crescermos no interior do estado, por qual razão os evangélicos no RN não tem acompanhado o grande crescimento dos evangélicos no Brasil. Esse site tem como objetivo expor essa questão. Tenho nesses útimos três anos me dedicado a esse assunto.Visto que que há uma necessidade urgente de se fazer missões locais. Porque não somos muito diferentes dos países da Janela 10/40; e, é dessa espectativa que originou-se o nome de "JANELA POTIGUAR", ou "JANELA DOMÉSTICA" ou ainda "UMA JANELA ABERTA EM NOSSA CASA" Nosso objetivo maior é poder compartilhar nossos conhecimentos sobre o campo missionário chamado RN, estamos disposto a trocar e enviar informações atuais sobre tudo o que se passa no RN. 

     
     
     
     
     
    Veja a Foto da Cidade no Satélite - Clique  http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br/rn/htm0/rn18_03.htm
     
    Veja a Realidade dos Sertões Brasileiro:
     
     
     

     
     


 

 

Pede-me e Eu te darie as nações por herança ...

Crie um site grátisWebnode